domingo, 20 de setembro de 2009

Leitura, Compreensão e Produção Textual...

Desde que começamos a repor o conteúdo referente aos dias parados em função da Influenza, tudo está uma loucura... E o número de atividades a serem preparadas e corrigidas é enorme.
Eis uma atividade que fiz com a minha turma...

Leia e interprete:
PARAÍSO
Se esta rua fosse minha
Eu mandava ladrilhar,
Não para automóvel matar gente,
Mas para criança brincar.

Se esta rua fosse minha
Eu não deixava derrubar
Se cortarem todas as árvores
Onde os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
Eu não deixava poluir
Joguem esgoto noutra parte,
Que os peixes moram aqui

Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.
José Paulo Paes

1- Em sua opinião, por que o título do poema é Paraíso?

2- Há rimas nesse poema? Encontre as palavras que rimam e copie-as.

3- O que seria preciso para transformar o lugar em que você vive em um Paraíso?


4- Reescreva o poema Paraíso, contando o que você faria pra transformar as ruas, o bairro, a cidade e o país onde você vive:
Paraíso

Se esta rua fosse minha
___________________
___________________
___________________
Se este bairro fosse meu
___________________

___________________
___________________
Se esta cidade fosse minha
___________________

___________________
___________________
Se este país fosse meu
___________________

___________________
___________________

2 comentários:

  1. muito legal, parabéns! bem simples, mas faz as crianças pensarem, refletirem um pouco sobre seu mundo e expressarem seus anseios e opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Irei aplicar com minha turma de EJA 3ª série.

    ResponderExcluir