domingo, 6 de setembro de 2009

DICA LITERÁRIA II

Neste final de semana terminei de ler o livro "A cor do preconceito" de Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena, da Editora Ática, e achei a história bem interessante... Eis uma resenha da obra:
"A Cor do Preconceito" reúne ficção baseada em fatos reais e um conteúdo informativo bastante abrangente e ricamente ilustrado.
Na história criada por Carmen, o tema do preconceito de cor aparece de modo contundente, num enredo que a autora trabalhou com maestria. Nele, destaca-se a adolescente negra Mira, excelente aluna de uma escola da periferia, que, graças a seus esforços, consegue uma bolsa de estudos num dos melhores colégios da cidade.
Em sua nova etapa de vida, ela terá de enfrentar questões ligadas à sua identidade e procurar amadurecer diante de posturas racistas, preconceituosas e intolerantes. Alegria, expectativa, frustração e determinação fazem parte dessa história sensível que certamente levará o leitor a refletir sobre o seu relacionamento com o outro em meio à pluralidade em que vive.
Já a abordagem informativa, disponível em pequenas notas explicativas junto à narrativa e grandes conjuntos de texto ao longo do livro, ressalta a história da África e a influência dos negros na formação do povo brasileiro.
Além disso, retoma tópicos abordados na ficção e traça um retrato bastante realista da atual situação dos negros no Brasil. Pequenos ensaios, letras de música, fotos, depoimentos e dados estatísticos enriquecem e aprofundam o texto.
http://educacao.uol.com.br/resenhas/ult4283u15.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário