domingo, 21 de março de 2010

História dos números I...


HISTÓRIA DOS NÚMEROS

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS HOMENS

Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de animais que caçavam. Nas paredes das cavernas pintavam acontecimentos do seu dia-a-dia e de seus animais.

Com o passar do tempo, e devido às modificações que foram acontecendo na natureza e com os próprios homens, as pessoas passaram a plantar, a domesticar e a criar animais para a sua alimentação. Aí, também se iniciaram as trocas.

Em vista disso, o homem sentiu a necessidade de contar e medir. Para a contagem, usou pedrinhas, marcas em ossos, nós em cordas e os dedos das próprias mãos. Para medir usou o seu corpo.

Para grandes quantidades, ele fez agrupamentos. As mãos e os pés devem ter sido usados para contar de 5 em 5, de 10 em 10.

E como registrar essas contagens? Talvez assim I I I I I ou assim I I I I I I I I I I . Essa importante ideia foi usada de uma ou de outra forma, desde os sistemas mais antigos de numeração.

A necessidade de registrar quantidades deu origem à numeração escrita. Diversas civilizações antigas criaram seus próprios sistemas numéricos.

Vamos conhecer alguns desses sistemas.

Egípcio:
Maia:
Sabendo que o ponto significa 1 e a barra 5, para ler os números acima você deve apenas somar os símbolos. Pontinhos representados em cima das barrinhas.
Babilônicos:

Fig.1 - Os algarismos 1 e 10

Fig.2 - Os algarismos de 2
a 9

Fig.3 - As dezenas de 10 a 50

Romanos:

Indo-arábicos

A história dos números!!!!

Um pouco sobre como surgiu a necessidade de registrar as quantidades...

video

http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU

quarta-feira, 10 de março de 2010

MULHERES...

video

http://www.youtube.com/watch?v=w5HwmgYYgDQ

Mulheres merecem receber homenagens cotidianamente...

E o poema "Com licença poética", de Adélia Prado, apresenta a força que existe em toda a mulher...