terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aprender a aprender...

Na vida tudo pode ser aprendido, afinal somos eternos aprendizes... Mas para aprender é necessário querer aprender... Só se superam barreiras quando temos o desejo de superá-las... Junto com a vontade de aprender é indispensável dedicação, perseverança e, porque não, teimosia... O que não vale é perder o objetivo final, este deve estar sempre acima de qualquer obstáculo...
E o vídeo que segue demonstra tudo isso, além de mostrar que o amor que dedicamos ao aprendizado é também muito importante...
Vale a pena assistir...
APRENDER A APRENDER

video

http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ciências... Via Láctea e Sistema Solar...

VIA LÁCTEA E O SISTEMA SOLAR
O Sol situa-se em um dos braços da Via Láctea. Girando à sua volta, encontram-se oito planetas, a maioria com um ou mais satélites naturais, milhares de asteróides e cometas. Todo esse conjunto forma o Sistema Solar.

Via Láctea
Em torno do Sol, os planetas percorrem uma trajetória que recebe o nome de órbita.
Veja como os planetas se organizam em órbitas, girando ao redor do Sol:

Os planetas, em sua ordem são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
A Terra encontra-se a uma distância do Sol que permite manter temperaturas compatíveis com a vida tal como nós a conhecemos. Os outros planetas do Sistema Solar, ou são muito quentes, quando próximos do Sol, ou muito frios, quando muito afastados.
Uma diferença entre planeta e estrela é que as estrelas têm luz própria; são astros luminosos. Os planetas não têm luz própria; são, portanto, astros iluminados.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

História... O homem é um ser histórico...

Para começar a trabalhar o conteúdo de história, nas turmas de quarta série ou quinto ano, gosto de utilizar o texto que segue, pois o aluno precisa compreender que ele é um ser histórico, ou seja, ele é alguém que tem uma história já iniciada e que continua "escrevendo-a", assim como também tudo que o rodeia possui uma história.

Sempre depois de trabalhar o texto peço que os estudantes tragam para sala de aula fotografias pessoais, pois nelas percebemos ou descobrimos um pouco da história familiar de cada um. E fica um atividade bem interessante...

O texto é retirado do livro História com Reflexão, vol 4. Só não me recordo o nome dos autores.


O tempo

Você vive o tempo presente. O tempo é o passar das horas, dias, meses, anos, século. É um momento, um período, uma época.

O passar do tempo pode ser percebido pelas mudanças que se constatam e se observam.

A história é uma prática social: o homem é um ser histórico

O homem é um sujeito histórico

Você já pensou que todos os seus objetos de uso pessoal foram produzidos no passado? Alguém um dia inventou algo que você usa hoje.

O passado está vivo no seu dia-a-dia.

Através da história você pode conhecer o dia-a-dia dos antepassados, compreendendo e utilizando o legado que eles deixaram para o presente.

Hoje você vive num grupo social, porque os homens no passado criaram diversos meios e formas de existência sociais.

Você necessita viver com outras pessoas, porque não pode viver isolado, sozinho. Você é um ser social e histórico.

Para viver em grupo, o homem teve que criar regras sociais, a fim de facilitar a convivência. Essas regras são os valores éticos de cooperação, justiça, amizade, solidariedade, responsabilidade, respeito.

Quando você nasceu, as coisas já estavam quase prontinhas, só faltava você para dar continuidade às mudanças históricas. O tempo não pára!


A memória de outros tempos

Você já percebeu que existem no seu cotidiano vários vínculos com o passado. Eles são percebidos nos brinquedos, no vestuário, no material escolar, nos hábitos, nos costumes. O seu tempo presente está ligado ao passado.

Também podemos conhecer o passado através das fontes orais, como as histórias que os mais velhos nos contam.

A memória é valiosa para o conhecimento do passado. Através dela podemos fazer a história oral, o relato das pessoas sobre os acontecimentos que vivenciaram. Através dela se conservam e preservam certas informações do passado, que são atualizadas no presente. A lembrança é um componente essencial desse resgate.

As lembranças podem se expressar de diversas maneiras. Uma poesia, a letra de uma música, um depoimento (por meio de entrevistas gravadas em fita cassete ou vídeo) podem reproduzir uma determinada época.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Interpretação textual... Fábula!

A LEOA E A RAPOSA

Todos os animais estavam se vangloriando de suas famílias numerosas. Somente a leoa se mantinha em silêncio. Ela não disse nada, nem mesmo quando a raposa toda orgulhosa, desfilou seus filhotes diante dela.

- Olhe! - disse a raposa. - Veja minha ninhada de raposinhas vermelhas; são sete! Diga-nos, quantos filhos você têm?

- Somente um - respondeu tranquila a leoa. - Mas é um leão!

Moral da história: “Eis que o mérito não deve ser medido em razão da quantidade, mas tendo em vista a qualidade”.

Fonte: Fábulas do mundo todo (2004)

As Fábulas de Esopo (2002)

1-Que personagens aparecem no texto?

2- Quem fez a pergunta? Para quem?

3- O que significa a palavra “vangloriando”? Explique.

4- Com as suas palavras explique a moral da história.

5- O que pode significar essa moral em nossas vidas? Explique.

Situações Problemas...

No início do ano, sempre gosto de fazer uma pequena revisão de conteúdo para perceber como está o nível de compreensão de cada aluno. Para isso utilizo situações problemas, processo operatório com contas soltas e interpretações de texto.
E aqui estão algumas situações problemas que trabalhei com a minha turma neste começo de ano letivo...

Leia com atenção e resolva:

1- Roberto tinha 44 figurinhas. Em um jogo de “abafo” perdeu 19 figurinhas. Com quantas figurinhas ele ficou?

2- Para uma excursão ao jardim zoológico, uma escola alugou dois ônibus. No primeiro ônibus, foram 57 alunos. No segundo ônibus, foram 44 alunos. Quantos alunos foram na excursão?

3- Um livro tem 20 páginas. Lucila já leu 8 páginas. Quantas páginas faltam para ela ler esse livro?

4- Em um pomar há 124 laranjeiras e 85 pessegueiros. Quantas árvores frutíferas há nesse pomar?

5- Um criador de cachorrinhos tinha 41 cachorros. Hoje, ele vendeu 26 cachorros. Quantos cachorros restam para vender?

6- Escreva os nomes dos números.

89__________________________________

110_________________________________

135_________________________________

97__________________________________

101_________________________________

36__________________________________

40­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________

66__________________________________

78__________________________________

25__________________________________

16__________________________________

7- Calcule:

a) 27 X 3=

b) 64 x 4=

c) 64 : 2=

d) 96 : 3=

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Questionário investigativo...

Amanhã iniciam as aulas municipais, e por mais um ano trabalharei com uma turma de 4* série...
Para começar vou fazer um questionário investigativo com a turma, no qual consigo perceber algumas dificuldades que cada um tem, entre outros detalhes...

QUESTIONÁRIO

NOME: ______________________________IDADE: ____

DIA DE ANIVERSÁRIO: ____________________________

NOME DO PAI E DA MÃE ___________________________

MORO COM _____________________________________

O QUE EU MAIS GOSTO NA ESCOLA É ________________

E O QUE EU NÃO GOSTO É ________________________

SE EU PUDESSE, NA ESCOLA EU MUDARIA _____________

A MATÉRIA QUE EU MAIS GOSTO É __________________

E A QUE EU MENOS GOSTO É ______________________

EU TENHO FACILIDADE EM APRENDER QUANDO ________

_____________________________________________

E TENHO DIFICULDADE EM APRENDER QUANDO ________

______________________________________________

NA ESCOLA EU TENHO DIREITO DE _________________

_____________________________________________

E O DEVER DE __________________________________

PARA MIM, BOM ALUNO É AQUELE QUE _______________

EM CASA AJUDO A _______________________________

MAS NÃO GOSTO MUITO DE _______________________

NA TV GOSTO DE ASSISTIR ______________________

_____________________________________________

MINHA BRINCADEIRA FAVORITA É __________________

MINHA MÚSICA PREDILETA É ______________________

QUANDO EU PENSO NO MEU FUTURO _______________

____________________________________________

PARA ME DEFENDER EU __________________________

VOCÊ GOSTA DE LER? ____________

GOSTA DE ESTUDAR? ____________

ESTUDA EM CASA?_______________

FAZ TAREFAS DE CASA? __________