http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Aprender a aprender...
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Planetas e estrelas...
Comparação do tamanho dos planetas e estrelas...
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Ciências... Via Láctea e Sistema Solar...
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
História... O homem é um ser histórico...
Para começar a trabalhar o conteúdo de história, nas turmas de quarta série ou quinto ano, gosto de utilizar o texto que segue, pois o aluno precisa compreender que ele é um ser histórico, ou seja, ele é alguém que tem uma história já iniciada e que continua "escrevendo-a", assim como também tudo que o rodeia possui uma história.
Sempre depois de trabalhar o texto peço que os estudantes tragam para sala de aula fotografias pessoais, pois nelas percebemos ou descobrimos um pouco da história familiar de cada um. E fica um atividade bem interessante...
O texto é retirado do livro História com Reflexão, vol 4. Só não me recordo o nome dos autores.
O tempo
Você vive o tempo presente. O tempo é o passar das horas, dias, meses, anos, século. É um momento, um período, uma época.
O passar do tempo pode ser percebido pelas mudanças que se constatam e se observam.
A história é uma prática social: o homem é um ser histórico
O homem é um sujeito histórico
Você já pensou que todos os seus objetos de uso pessoal foram produzidos no passado? Alguém um dia inventou algo que você usa hoje.
O passado está vivo no seu dia-a-dia.
Através da história você pode conhecer o dia-a-dia dos antepassados, compreendendo e utilizando o legado que eles deixaram para o presente.
Hoje você vive num grupo social, porque os homens no passado criaram diversos meios e formas de existência sociais.
Você necessita viver com outras pessoas, porque não pode viver isolado, sozinho. Você é um ser social e histórico.
Para viver em grupo, o homem teve que criar regras sociais, a fim de facilitar a convivência. Essas regras são os valores éticos de cooperação, justiça, amizade, solidariedade, responsabilidade, respeito.
Quando você nasceu, as coisas já estavam quase prontinhas, só faltava você para dar continuidade às mudanças históricas. O tempo não pára!
A memória de outros tempos
Você já percebeu que existem no seu cotidiano vários vínculos com o passado. Eles são percebidos nos brinquedos, no vestuário, no material escolar, nos hábitos, nos costumes. O seu tempo presente está ligado ao passado.
Também podemos conhecer o passado através das fontes orais, como as histórias que os mais velhos nos contam.
A memória é valiosa para o conhecimento do passado. Através dela podemos fazer a história oral, o relato das pessoas sobre os acontecimentos que vivenciaram. Através dela se conservam e preservam certas informações do passado, que são atualizadas no presente. A lembrança é um componente essencial desse resgate.
As lembranças podem se expressar de diversas maneiras. Uma poesia, a letra de uma música, um depoimento (por meio de entrevistas gravadas em fita cassete ou vídeo) podem reproduzir uma determinada época.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Interpretação textual... Fábula!
A LEOA E A RAPOSA
Todos os animais estavam se vangloriando de suas famílias numerosas. Somente a leoa se mantinha
- Olhe! - disse a raposa. - Veja minha ninhada de raposinhas vermelhas; são sete! Diga-nos, quantos filhos você têm?
- Somente um - respondeu tranquila a leoa. - Mas é um leão!
Moral da história: “Eis que o mérito não deve ser medido em razão da quantidade, mas tendo em vista a qualidade”.
Fonte: Fábulas do mundo todo (2004)
As Fábulas de Esopo (2002)
1-Que personagens aparecem no texto?
2- Quem fez a pergunta? Para quem?
3- O que significa a palavra “vangloriando”? Explique.
4- Com as suas palavras explique a moral da história.
5- O que pode significar essa moral em nossas vidas? Explique.
Situações Problemas...
E aqui estão algumas situações problemas que trabalhei com a minha turma neste começo de ano letivo...
Leia com atenção e resolva:
1- Roberto tinha 44 figurinhas. Em um jogo de “abafo” perdeu 19 figurinhas. Com quantas figurinhas ele ficou?
2- Para uma excursão ao jardim zoológico, uma escola alugou dois ônibus. No primeiro ônibus, foram 57 alunos. No segundo ônibus, foram 44 alunos. Quantos alunos foram na excursão?
3- Um livro tem 20 páginas. Lucila já leu 8 páginas. Quantas páginas faltam para ela ler esse livro?
4- Em um pomar há 124 laranjeiras e 85 pessegueiros. Quantas árvores frutíferas há nesse pomar?
5- Um criador de cachorrinhos tinha 41 cachorros. Hoje, ele vendeu 26 cachorros. Quantos cachorros restam para vender?
6- Escreva os nomes dos números.
89__________________________________
110_________________________________
135_________________________________
97__________________________________
101_________________________________
36__________________________________
40__________________________________
66__________________________________
78__________________________________
25__________________________________
16__________________________________
7- Calcule:
a) 27 X 3=
b) 64 x 4=
c) 64 : 2=
d) 96 : 3=
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Questionário investigativo...
Para começar vou fazer um questionário investigativo com a turma, no qual consigo perceber algumas dificuldades que cada um tem, entre outros detalhes...
QUESTIONÁRIO
NOME: ______________________________IDADE: ____
DIA DE ANIVERSÁRIO: ____________________________
NOME DO PAI E DA MÃE ___________________________
MORO COM _____________________________________
O QUE EU MAIS GOSTO NA ESCOLA É ________________
E O QUE EU NÃO GOSTO É ________________________
SE EU PUDESSE, NA ESCOLA EU MUDARIA _____________
A MATÉRIA QUE EU MAIS GOSTO É __________________
E A QUE EU MENOS GOSTO É ______________________
EU TENHO FACILIDADE
_____________________________________________
E TENHO DIFICULDADE
______________________________________________
NA ESCOLA EU TENHO DIREITO DE _________________
_____________________________________________
E O DEVER DE __________________________________
PARA MIM, BOM ALUNO É AQUELE QUE _______________
MAS NÃO GOSTO MUITO DE _______________________
NA TV GOSTO DE ASSISTIR ______________________
_____________________________________________
MINHA BRINCADEIRA FAVORITA É __________________
MINHA MÚSICA PREDILETA É ______________________
QUANDO EU PENSO NO MEU FUTURO _______________
____________________________________________
PARA ME DEFENDER EU __________________________
VOCÊ GOSTA DE LER? ____________
GOSTA DE ESTUDAR? ____________
ESTUDA EM CASA?_______________
FAZ TAREFAS DE CASA? __________