quarta-feira, 29 de abril de 2009

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO II...

Aproveitando o dia do trabalho e o dia das Mães, uma interpretação de texto interessante...

MAMÃE NÃO TRABALHA
Era uma vez uma mulher que perdeu seu nome de batismo, ou melhor, trocou-o por outro muito usado: o de Mãe.
Sendo mãe, tornou-se uma pessoa essencialmente chata. A maior cobradora da paróquia: faça isso, faça aquilo...
O relógio toca. Começa a batalha.
- Vamos acordar, pessoal!
Corre ligar a água para o café. O leite também (quando tem).
- Vamos, crianças, vistam o uniforme.
O pai já está no banho.
- Rápido. Tem aula.
Coa o café. Serve a mesa.
- Vamos, pessoa. Olhe a hora. Comam todo o pão. Escovem os dentes. Pronto. O marido foi para o trabalho e os filhos para a escola. Trocou de roupa, tirou a mesa, limpou a louça do café. Arrumou as camas. Varreu a casa. Retirou o pó dos moveis. Chegou o verdureiro. Feitas as compras, corre ao açougue. Aproveita a saída e passa pelo banco e paga as contas de água e luz.
Volta correndo. Faz o almoço. Olha o relógio. Está na hora do marido e das crianças chegarem.
Chegaram. Serve o almoço.
- Menino, não belisque sua irmã!
O pai pede que lave seu macacão. Conta que hoje o trabalho melhorou um pouco, mas é para cuidar das despesas. Breve repouso e volta ao serviço.
A mãe lava a louça do almoço. A filha seca os pratos e o filho os talheres e se manda para o quintal. O cachorro aparece com os pêlos da cauda bem aparados.
- Esse menino! Foi por isso que ele pegou a tesoura...
- Crianças façam a lição.
- Sim, claro, arranjar figuras para a tarefa de Geografia. Costurar a barra da calça do menino. Pregar botão na blusa da menina.
- Mãe, amanha é aniversario da professora. Tenho que levar um bolo.
Pronto. O bolo está no forno. Enquanto assa, lava o macacão.
- Vamos ao dentista. Cuidado ao atravessar a rua.
Passam na panificadora. Voltam para casa.
- Tomem banho!
Providenciar o jantar.
- Não gosta de ovo? Tem que comer. Faz bem para a saúde. Fiquem quietos. Deixem o pai assistir ao noticiário sossegado. Ele está cansado, trabalhou o dia todo. Vão para o banho! Já arrumaram o material para a aula de amanhã? Mas que turma! Desde que chegamos do dentista estou dizendo pra irem pro banho. Todos deitados. Verificação total da casa. Deixar a mesa arrumada para o café matinal. Ora veja! O menino esqueceu de guardar o caderno.
Abriu-o. Deu uma olhada na lição. Ele preencheu uma página com dados pessoais: seu nome completo, data de nascimento, local, e também dados familiares. Profissão do pai: mecânico. Profissão da mãe: não faz nada, só fica em casa...
Hélia P. de Souza
Segundo o texto responda:
1- Por que a mãe tornou-se uma pessoa essencialmente chata?
2- Analise e explique a frase: "O relógio toca. Começa a batalha."
3- Por que os filhos são tratados por menino e menina?
4- Quais são as atividades diárias realizadas pela mãe?
5- Você concorda que ela não trabalha? Por quê?
PENSE NA SUA MÃE E RESPONDA:
1- Como é a rotina diária da sua mãe? (madrasta, vó, tia...)
2- Você já ouviu ou já usou a expressão "Mamãe não trabalha"? O que essa ideia revela?
3- Qual é a importância do trabalho doméstico?
4- Faça um texto descrevendo sua mãe física e psicologicamente.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Leitura e interpretação de texto...

Depois de assistir a apresentação sobre a História da Escrita, fizemos o estudo do seguinte texto:

O LIVRO DA ESCRITA
Antes que o homem soubesse escrever, não havia História.
É claro, como é que a gente pode saber o que acontecia, se ninguém escrevia contando?
Mas a gente sabe que, há quarenta mil anos, o homem não só existia, como pensava e tinha até qualidades de artista, pois ele pintava nas paredes das cavernas touros e bisões, renas e cavalos.
Eram lindas pinturas, e por isso sabemos que quem as pintava era um homem de verdade e não um animal qualquer.
Essas pinturas, no início, eram feitas no fundo das cavernas, e não na entrada, onde os homens viviam. Isso nos faz pensar que essas figuras tinham um significado mágico.
Mais tarde começaram a aparecer desenhos que comunicavam alguma coisa. Eram uma tentativa de escrita, embora fossem muito simples. (...)
Com o tempo, a escrita foi mudando. As pessoas precisavam escrever coisas mais complicadas. (...)
Hoje, todas as sociedades civilizadas possuem uma escrita. O mundo moderno precisa da escrita até para as coisas mais simples: a compreensão de placas, as instruções para o manejo das maquinas, as bulas de remédios.
Precisa da escrita para desenvolver teorias que levam ao desenvolvimento tecnológico, para a explanação de sistemas filosóficos, para a discussão dos estudos religiosos.
E a escrita, que foi na Antiguidade privilégio de sacerdotes e nobres, é hoje necessidade e direito de todos.
Desde a declaração de um sentimento até a conclusão de um grande negocio, a escrita tem servido à comunicação entre os homens. (...)
Ruth Rocha e Otavio Roth

Sobre o texto responda:
1- Por que os primeiros grupos humnaos pintavam nas cavernas?
2- Segundo o texto, qual a importância da escrita hoje?
3- O que o ser humano pintava nas cavernas?
4- Em que época foram feitas essas pinturas?
5- qual foi a primeira tentativa de escrita?
6- O texto afirma que, no mundo moderno, a leitura e a escrita são fundamentais, não há como viver sem elas. Você concorda com essa afirmação?
7- Você acha importante vir para escola? Por quê?

A História da Escrita...

No início do ano preparei uma apresentação sobre a História da Escrita. Para a turma compreender porque a escrita surgiu, como foram os primeiros registros e como ela é importante para o ser humano. Assim montei os slides:











quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais potes decorados...

Decorei potes de doce e sorvete para guardar algumas coisinhas na minha sala de aula...
Achei que ficaram muito fofos...
A inspiração dos potes e os moldes da girafa e hipopótamo tirei do blog da Jacirinha...











Meu primeiro selinho!!!!!!!

Recebi este belo selinho da amiga Cíntia Maciel...
http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com/
Muito obrigada pelo carinho...


♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Regrinhas

♥ Poste o selo no seu Blog
♥ Deixe um comentário aqui no meu blog
♥ Avise aos amigos que você oferecer o selo
♥ Poste uma mensagem que fale de Amizade
♥ E seja Feliz, muito feliz!!!!!!!!!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


sábado, 11 de abril de 2009

CESTAS DE PÁSCOA!!!!

FIZ DUAS CESTINHAS DE PÁSCOA PARA PRESENTEAR FILHOS DE AMIGOS...





USEI PARA A BASE DAS DUAS BANDEJAS DE ISOPOR...
OLHA ELAS CHEIAS...


O MOLDE DA CARINHA DO COELHO ENCONTREI NO BLOG: sibelebruxinhafeliz.blogspot.com/2008/03/imag...

terça-feira, 7 de abril de 2009

MENSAGEM DE PÁSCOA...

Essa foi a mensaginha que coloquei para os meus alunos junto com o pirulito...
"Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, possamos renascer também em nossos corações."
Profª Michele
Abril/2009

Lembrança de Páscoa!!!

Preparei um "mimo" para a minha turma...
Encontrei a ideia no blog: www.ideiasearte.blogspot.com

PIRULITO DE CHOCOLATE

Ingredientes

bolacha tipo Maria

brigadeiro

chocolate derretido

granulado colorido


MODO DE FAZER

Recheie a bolacha com o brigadeiro, coloque um palitinho de picolé, passe chocolate derretido e cubra com granulado. Deixe secar e coloque em um saquinho ou papel celofane, amarre com fitilho.

O resultado final ficou assim...



O molde dos coelhinhos eu tirei do casinhadosmoldes.blogspot.com

quarta-feira, 1 de abril de 2009

PÁSCOA...

Lembrar do verdadeiro sentido da Páscoa é sempre muito importante, então eis o texto que trabalharei com a minha turma...

PÁSCOA
A PALAVRA PÁSCOA SIGNIFICA “PASSAGEM”, POIS NO ANTIGO TESTAMENTO A PÁSCOA ERA A COMEMORAÇÃO DO POVO QUE HAVIA CONSEGUIDO A LIBERDADE DIANTE DO FARAÓ.
PARA CONSEGUIR TAL LIBERDADE FOI NECESSÁRIO QUE ESTE POVO, NA VÉSPERA DA FUGA COMESSE CARNE DE CORDEIRO MACHO, PÃES ÁZIMOS E ERVAS AMARGAS PARA QUE TIVESSEM BOA DIGESTÃO DURANTE A “PASSAGEM PELO MAR” E NÃO PASSASSEM MAL.
COMO IRIAM ATRAVESSAR O MAR QUE SE “ABRIRIA”, DEVERIAM TER SANDÁLIAS NOS PÉS E CAJADO NAS MÃOS PARA CAMINHAREM NA LAMA E CONSEGUIREM SE MOVIMENTAR.
QUANDO CHEGOU A HORA, TUDO QUE ESTAVA COMBINADO ACONTECEU E QUANDO O FARAÓ PERCEBEU A FUGA MANDOU SEUS SOLDADOS COM CAVALOS, MAS O MAR SE “FECHOU” E SOMENTE O POVO, QUE ERA ESCRAVO, SE SALVOU. OS SOLDADOS E SEUS CAVALOS FORAM “ENGOLIDOS” PELO MAR.
SALVO, O POVO PASSOU A CELEBRAR A “PASSAGEM” TODOS OS ANOS. MATAVAM UM CORDEIRO E UNIDOS COMIAM-NO COM PÃES ÁZIMOS E ERVAS AMARGAS.
FOI ATÉ QUANDO DEUS CUMPRIU O QUE HAVIA PREPARADO, E JESUS FOI O CORDEIRO MORTO NAQUELE PÁSCOA.
PORÉM, ELE NÃO PERMANECEU MORTO, RESSUSCITOU E ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS. DE SUA MORTE DEPENDEU A SALVAÇÃO DO MUNDO.
FELIZ RESSURREIÇÃO!
FELIZ PÁSCOA!